quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ENERGIA TÉRMICA

TÉRMICA

Usina Termoelétrica ou Usina Termelétrica é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável.

COMO É PRODUZIDA ENERGIA EM TERMELÉTRICAS?

A termeletricidade, assim como a hidreletricidade, também é produzida por um gerador e transportada até os locais de consumo por linhas de transmissão. O gerador é impulsionado pela queima de um combustível. Ao queimar, o combustível aquece uma caldeira com água, produzindo vapor com uma pressão tão alta que move as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador.

Qualquer produto capaz de gerar calor pode ser usado como combustível, do bagaço de diversas plantas aos restos de madeira. Os combustíveis mais utilizados são: óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e o carvão mineral.

PRÓS: Queima de Lenha É barato, basta pegar no mato.

CONTRAS: Como vários tipos de geração de energia, a termoeletricidade também causa impactos ambientais. Contribuem para o aquecimento global através do Efeito estufa e da chuva ácida. A queima de gás natural lança na atmosfera grandes quantidades de oxidantes e redutores, que se entrar em contato com o ser humano, pode acarretar doenças como diarréia; além de ser um combustível fóssil que não se recupera. O Brasil lança por ano 4,5 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, com o incremento na construção de usinas termelétricas esse indicador chegará a 16 milhões.

CUSTO MÉDIO DE PRODUÇÃO, EM US$, POR KILOWATT INSTALADO (dados de março de 2001)

Energia Térmica = US$ 5.000

É a segunda mais produzida no Brasil. Energia térmica no Brasil é usada apenas quando há racionamento da energia hidroelétrica.

OS IMPACTOS AMBIENTAIS DA ENERGIA ELÉTRICA TÉRMICA

Usinas térmicas a carvão, óleo e gás natural causam vários tipos de poluição ambiental. O principal é a emissão de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa, como o dióxido e o monóxido de carbono, o metano e, nas usinas térmicas a carvão e óleo, óxidos de enxofre e nitrogênio. Além da contribuição para o aumento da temperatura no planeta (efeito estufa), estes gases na atmosfera dão origem às chuvas ácidas, que por sua vez prejudicam a agricultura, as florestas e até os monumentos urbanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário